
No primeiro trimestre de 2026, o Brasil registrou aumento significativo nas denúncias de violência contra a mulher. Dados até abril mostram que, apesar de quedas pontuais em estados como Paraná, a média nacional de denúncias e processos judiciais segue em alta. O canal Ligue 180 recebeu 27% mais denúncias entre janeiro e março em comparação com o mesmo período de 2025, totalizando mais de 45,7 mil registros.
O Poder Judiciário também aponta crescimento preocupante: janeiro de 2026 teve 947 novos processos de feminicídio, 3,49% a mais que em janeiro do ano anterior. Além disso, mais de 53 mil medidas protetivas foram concedidas somente nesse mês, uma média superior a 1,7 mil por dia para mulheres em situação de risco.
A maioria dos casos ocorre no ambiente doméstico, com cerca de 70% dos ataques, e em 80% dos episódios o agressor é parceiro ou ex-parceiro da vítima. A violência psicológica predomina nas denúncias, seguida pela violência física.
Enquanto a média nacional aumenta, estados como Paraná e Piauí apresentam quedas expressivas nos feminicídios: 40% em janeiro para o Paraná e 77% até abril no Piauí. Esses resultados foram atribuídos a investimentos em tecnologia, como monitoramento eletrônico dos agressores, e reforço de patrulhas especializadas.
Os dados de 2026 confirmam a continuidade do cenário grave registrado em 2025, que foi o ano mais violento da última década para as mulheres no país, com uma média de quatro feminicídios diários. As autoridades reforçam que as denúncias pelo 180 ou 190 são essenciais para combater a violência.
Fonte: Folha do Valle