Desde as épocas mais antigas da nossa história, o violão sempre foi um instrumento musical que atrai e fascina as pessoas.
Para muitas crianças ou adolescentes este é um fiel amigo com o qual consegue-se criar relações. Além disso, é também uma forma de livre expressão através das composições próprias ou mesmo ao reproduzir as canções de seus músicos preferidos.

Porém, não há idade para se aprender a tocar violão ou guitarra. Tenha você 8, 18, 38 ou 68 anos, não faz nenhuma diferença. A partir do momento em que você tem vontade de tocar violão, quando a motivação é flagrante, essa é a hora certa para começar.

1. O Violão Proporciona um Verdadeiro Prazer

Provavelmente isso é a essência das práticas musicais de maneira em geral, e como o violão está no meio disso, não é uma exceção a essa regra, pois nós mesmos percebemos que nos proporciona grandes prazeres quando estamos escutando o instrumento.

Segundo um estudo neurocientífico da Universidade McGill, em Montréal, Canadá, escutar e tocar violão libera hormônios do “bem-estar”, dentro dos quais está a dopamina, mais conhecida como o hormônio da felicidade.

Ainda com relação aos estudos da instituição de pesquisa citada acima, o fato de tocar violão e escutar música provoca o mesmo processo químico no nosso cérebro de quando passamos pela experiência da relação sexual.

Talvez esse termo possa ter te surpreendido um pouco, mas os fatos estão dados: quanto mais você escuta músicas e toca violão, terá mais prazer em fazê-lo sempre e é por isso que o seu cérebro irá secretar o hormônio dopamina.

2. O Violão Alivia as Dores da Vida 

Seja lá qual tipo de dor você estiver sentindo, física ou psicológica, o fato de você aprender a tocar violão e escutar música, pode ser muito útil para relaxar sua mente e por conseqüência reduzir consideravelmente seu sentimento de dor.

Enquanto você não se concentra na dor, e sim nas entonações, vibrações e na atmosfera que emana da música, a sua mente acaba se desconectando do seu corpo e permite o seu espírito de se refugiar nas sensações trazidas pela música.

3. O Violão Aumenta a sua Atividade Cerebral

O fato de você aprender a tocar violão ou qualquer outro instrumento musical, faz com que aprimore suas função e atividade cerebral, favorecendo também a luta contra a degeneração cerebelar a um médio e longo termo.

Então, em vez de tomar remédios que cumpre com essas funções em seu cérebro, estimule suas atividades cerebrais e comece a organizar seu caderno de cifras, fazer aula de violão e treinar bastante. Com certeza seu cérebro agradecerá.

4. Tocar Violão Reforça os Músculos do Coração

Uma pesquisa holandesa revelou que pessoas que praticam uma atividade musical tal qual o violão durante, pelo menos, 100 minutos por dia, constatam uma diminuição significativa da pressão arterial assim como do ritmo cardíaco em comparação a uma pessoa que não pratica atividade musical.

E esse recurso é muito bom, principalmente para pessoas mais idosas, visto que o coração minimiza sua intensidade, além de que o estresse, a ansiedade e a depressão tendem a diminuir, por isso tocar um instrumento exerce um verdadeiro impacto em nossa saúde.

Quando você está deixando se levar pela música, completamente concentrado, a pressão arterial no coração cai a um nível totalmente normal e você se sente mais descontraído, e fazendo aulas de violão pode ser que você também comece a cantar ao mesmo tempo.

E irá ganhar mais um benefício que sem duvida exercerá, um efeito positivo para seus pulmões ao fazê-los trabalhar a sua capacidade de armazenamento de oxigênio.

5. O Violão Aumenta a Autoconfiança

Com certeza o violão é uma excelente válvula de escape. Tocando e criando as próprias canções você pode mostrar aos outros quem você é, suas emoções, apresentar idéias ou mensagens.

Uma forma de se expressar plenamente, sem se preocupar em se conter com alguma coisa, liberando grande peso emocional, o que fará ganhar confiança de si mesmo.

Para algumas pessoas podem parecer fácil criar, compor ou inventar alguma música, mas na verdade é um verdadeiro desafio pessoal e quando fizer isso ganhará uma enorme confiança, pois saberá que você é capaz de criar algo único.

Além disso, o violão pode te trazer uma fonte de renda extra, ou seja, uma forma de juntar o trabalho com algo que te faz bem e que ama fazer.

6. Tocar Violão Aprimora sua Criatividade e Concentração

Quando se está aprendendo a tocar violão ou qualquer outro instrumento, absorve-se muita informação a respeito de notas, acordes, ritmos, dedilhados, posição dos dedos, todas as bases do violão, isso fará com que seu cérebro acumule muitas informações e quando menos esperar, você se dará conta que terá vontade de aprender cada vez mais.

A partir do momento em que utilizar toda técnica que já aprendeu no violão, você chegará à parte criativa do instrumento e mesmo em função de outros exercícios sem o uso do mesmo, terá bastante criatividade, principalmente os violonistas e guitarristas, segundo um estudo da renomada Universidade de Cambridge.

O fato de dedicar sua vida no meio da música é que todas as ocasiões e momentos acabam se tornando pretextos para compor ou para modificar suas canções.

7. O Violão Intensifica o Poder de Sedução

Talvez você ainda duvide dessa hipótese, mas já foi provado cientificamente que o violão aumenta o poder de sedução do homem.

De acordo com a pesquisa feita por especialistas em psicologia, constatou que as mulheres associam mais facilmente a capacidade musical à inteligência, mas também ao engajamento, à noção de trabalho árduo e às proezas físicas.

Veja alguns motivos dessa atração toda:

  • Além de ser mais criativo e imaginativo que outros homens, o principal é o carisma que ele irá exalar.
  • A música e o violão se direcionam diretamente ao cérebro reptiliano das pessoas do gênero feminino: é o neurocientista americano Daniel Levitin quem explica que a música tocada no violão se manifesta em quase todas as zonas do cérebro e as emoções que ela gera implicam nas estruturas em torno do cérebro primitivo, onde se alocam todas as nossas emoções. Em suma, a música do violão ou da guitarra entra em contato com nossas mais antigas emoções e é impossível de controlar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui