Banner Rio Branco do Sul

PMS PUNIDOS POR COMEREM MARMITA EM PÉ NA RUA APÓS FOTO VIRALIZAR

Três policiais militares receberam punições de 10 a 15 dias de permanência disciplinar após uma foto deles comendo em pé na rua durante uma atividade da Operação Delegada em 2019 ser divulgada nas redes sociais. A decisão foi publicada no Diário Oficial no último dia 8.

O grupo de quatro PMs estava em serviço na Dejem, atividade extra de trabalho policial, na cidade de Osasco (Grande São Paulo). Um sargento, comandante da operação naquela noite, proibiu que utilizassem o refeitório do 14º batalhão para a refeição. Com isso, os policiais compraram marmitas e comeram na calçada da avenida João de Andrade, no bairro Santo Antônio. A foto servia como prova de que a refeição não foi feita no interior da companhia, mas acabou sendo compartilhada por terceiros nas redes sociais.

Um dos PMs teria ameaçado uma funcionária de um estabelecimento local para impedir a divulgação das imagens; ele pediu exoneração da PM, publicada em abril deste ano. O comandante do 14º BPM na época afirmou que a ordem dada ao sargento visava controlar o tempo e o número de policiais no refeitório, e não proibir seu uso.

A Corregedoria da PM concluiu que os policiais arquitetaram a situação para prejudicar a imagem da corporação, mas suas ações não configuraram desonra suficiente para demissão ou expulsão. Inicialmente, recomendou-se a exclusão de três envolvidos e punição para uma soldado, mas a decisão final aplicou sanções disciplinares que, segundo o advogado dos PMs, foram equilibradas para preservar a disciplina e a hierarquia da tropa.

Fonte: Banda B