SMDE promove curso sobre mapeamento do município aos ACS

[smartslider3 slider=”2″]

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza oficina para a Territorialização da Rede de Atenção Básica da Saúde.

A oficina visa capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a criação de mapas digitais contendo informações sobre as áreas de atuação, número de famílias assistidas, áreas descobertas, entre outras informações, que contribuam para o aperfeiçoamento de dados da saúde em todas as regiões do município.

Esse mapeamento será utilizado para reorganizar a distribuição das equipes de atenção básica em Rio Branco do Sul, em trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde.

Até o momento foram capacitadas 17 Agentes Comunitárias de Saúde, de um total de 65 atuantes em diversas localidades urbanas e rurais.

Para a ACS Janete Cavali Gasparim, com 22 anos na função e que atua na área da Campina dos Pintos, Pinhal e Lavra, o aprendizado vai ajudar a se familiarizar ainda mais com as ferramentas digitais e no trabalho cotidiano de Atenção Primária à Saúde.

A arquiteta Débora Furlan, uma das coordenadoras da capacitação, em conjunto com a geógrafa Amanda Miotto, destacou que o mapeamento das áreas vai favorecer ainda outras áreas de trabalho da Prefeitura como a localização de áreas de vulnerabilidade social para a Secretaria de Assistência Social e Habitação, a identificação de situações de risco para a Secretaria de Meio Ambiente, e a realização de Consulta Pública para o Plano Plurianual 2022-2025, coordenada pela Secretaria de Finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *