NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação (SMASH) vem a público lamentar a vida ceifada violentamente do senhor “Dorival Aramis de Almeida” na madrugada do dia 24/06 e esclarecer que:
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS acompanhava o idoso aposentado, em situação de rua nascido em 20/12/1950.
O usuário era morador do município de Fazenda Rio Grande, aonde possui família composta por esposa e filhos.
Já havia realizado contatos e encaminhamento com a equipe técnica do CREAS de Fazenda Rio Grande para averiguar a possibilidade de reinserção no convívio familiar.
Com negativa da família, o CREAS passou a fazer abordagens junto com o CAPS, visando obter diagnóstico sobre a saúde mental do usuário que pudesse definir a capacidade deste de se auto cuidar, tendo em vista que o mesmo não era interditado, tinha direito de decidir pela sua vida, além de resistir às abordagens para acolhimento e benefícios sociais.
Somente nessa semana foram realizadas duas abordagens conjuntas da assistência social e saúde, devidamente documentadas, uma na Vila Velha e outra em frente a antiga sede do CRAS, a fim de sensibilizar o usuário para atendimento da saúde mental, condição fundamental para um processo de interdição com tomada de decisão da família.
Informamos que o acolhimento institucional por vulnerabilidade social só acontece com aceitação do usuário ou compulsoriamente por interdição do poder judiciário em virtude de risco à vida diante da incapacidade de decidir sobre a sua própria vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *