
Itaperuçu avança nas políticas públicas inclusivas ao aderir ao Programa TEA COMESP, lançado pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná. O programa organiza e amplia o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública de saúde, criando um modelo regional mais eficiente e integrado.
O lançamento, realizado no campus da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, reuniu autoridades e especialistas. O programa define protocolos padronizados para diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento, melhorando o acesso aos serviços especializados.
Entre as estratégias estão soluções híbridas, como teleconsultoria, teleconsulta e atendimento multiprofissional, que aumentam a cobertura dos serviços. O objetivo é reduzir gargalos, acelerar diagnósticos e antecipar terapias, beneficiando principalmente crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde.
Com previsão de impactar mais de 5 mil crianças em cerca de 29 municípios da Região Metropolitana e do Litoral, o programa coloca Itaperuçu em destaque no segmento de saúde pública regional.
O evento contou com a presença de Thaise Miranda, da secretária municipal de Saúde Rubiene Costa, representantes da Secretaria Municipal de Educação e profissionais de saúde e educação, reforçando o alinhamento intersetorial essencial para o sucesso da política pública.
Fonte: Jornal Expresso