
Um homem de 62 anos registrou queixa na Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR), no Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre, após ser vítima de um golpe do amor. Ele acreditava manter um relacionamento com uma suposta médica afegã, conhecida pelas redes sociais em menos de duas semanas. A golpista fingiu afeto para ganhar confiança e alegou que sua bagagem estava retida na alfândega, solicitando um pagamento via Pix para liberação, o qual foi efetuado de imediato. Após a transferência de R$ 2.500, o contato foi cortado, confirmando a fraude.
A delegada Roberta Bertoldo, da DPTUR, destacou que golpes desse tipo exploram a carência emocional de pessoas mais velhas e isoladas. Em outro caso, um homem de Porto Alegre que mantinha contato há dois anos com uma mulher de São Paulo desconfiou quando ela pediu dinheiro para liberar uma bagagem retida no exterior e evitou realizar o pagamento, acionando a polícia. Bertoldo comentou sobre a dificuldade para rastrear esses golpes, que usam números temporários e dados falsos.
Segundo a DPTUR, os atendimentos relacionados a golpes do amor têm aumentado, e as autoridades recomendam que se evite compartilhar informações pessoais, que se confirme a identidade do contato e que se tenha suspeita diante de pedidos financeiros urgentes. As investigações ainda continuam, sem que a suspeita tenha sido identificada.
Fonte: Folha do Valle
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail