Está precisando comprar uma roupa nova, um sapato ou um acessório? Não precisa ir muito longe. Sabe aquela lojinha que você passa em frente todos os dias? Não passe direto. Entre e estimule o comércio local. Faça o mesmo ao comprar frutas e verduras.

Segundo dados divulgados, no início deste ano, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com o Sebrae Nacional, entre 2001 e 2009, o número de empreendedores, donos de micro e pequenas empresas e trabalhadores por conta própria, aumentou 2,7 milhões no Brasil.

Incentivar o comércio local é uma maneira de contribuir com o desenvolvimento do seu bairro e consequentemente da sua cidade. Além disso, você evita pegar conduções lotadas para se deslocar a um centro comercial mais distante.

Confira abaixo algumas dicas e estimule essa ação!

– Aproveite para se exercitar

Vá a pé ou de bicicleta e conheça os produtos e serviços que o comércio local lhe oferece. Esta opção é muito mais sustentável e consciente.

– Incentive ideias sustentáveis

Compre produtos artesanais, como bolsas, chinelos e bijuterias. Desta forma você contribui para o desenvolvimento dos pequenos empreendedores locais.

– Compre produtos melhores

Vá à quitanda, à feira ou ao mercadinho perto de casa. Geralmente você encontra frutas mais frescas e melhores.

– Pratique um consumo consciente

Comprar nos estabelecimentos e lojas perto de casa traz muitos benefícios para o seu bairro. Mas não se esqueça de comprar somente o necessário. Evite exageros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui