Na manhã de quarta-feira (30), uma cobra foi localizada dentro do berço de um bebê em uma casa de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. A família ficou assustada, mas ninguém se feriu.
O biólogo Gilberto Ademar Duwe informou que o bebê não estava no quarto no momento e estava seguro. A serpente, identificada como caninana (Spilotes pullatus), é uma espécie não peçonhenta e considerada inofensiva para humanos. Moradores acionaram a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que resgatou o animal. Durante a captura, a cobra chegou a se enroscar no berço, mas foi retirada com segurança e devolvida ao habitat natural.
Segundo o biólogo, a caninana desempenha papel importante no equilíbrio ecológico, alimentando-se de roedores, lagartos, aves e outras cobras. Quando se sente ameaçada, ela infla o pescoço e vibra a cauda para intimidar.
Com coloração preta e amarela, a caninana é terrestre e arborícola, encontrada em várias regiões do Brasil. É uma espécie solitária, que se reúne apenas para reprodução entre o fim do inverno e início do verão, quando a fêmea pode botar até oito ovos.
Fonte: Folha do Valle
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail