RIO BRANCO DO SUL

CURIOSIDADES:

Aqui você encontrará as melhores curiosidades sobre a nossa cidade.

A Loja Maçônica de Rio Branco do Sul:

Num dos morros mais altos do centro de Rio Branco do Sul fica uma edificação de pedra parecida com um castelo medieval, ali está a Loja Maçônica que poucos moradores sabem da importância que ela carrega. Fundada em 24 de novembro de 1975 por Silas Pioli Castorino Rodrigues, Pedro Franco e outros bravos irmãos, ela foi criada com o objetivo de servir à sociedade rio-branquense. Nesse lugar, homens de diversos setores da comunidade se reúnem para tratam de estudos de como melhorar o mundo através da fraternidade, igualdade e liberdade. A Maçonaria esteve presente em diversos e importantes episódios que levaram à libertação das nações. A construção do Templo da Loja Juca Paranhos obedece a uma ordem arquitetônica: proporcionalmente estão de acordo com as medidas do templo de rei Salomão, conforme descrito na bíblia, tantos côvados de altura por tantos côvados de largura. Cada pedra usada na construção foi analisada para ter baixo teor de metais para não interferir nas emanações do universo, o templo está alinhado leste oeste. No equinócio da primavera o sol entra por uma abertura e vai iluminar a arca da aliança que está localizada no meio do templo. Não usaram ferro na edificação, somente pedras sobrepostas.
De rara beleza impressiona visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Contribuição: Maurício José Antoniacomi.

O que é a Maçonaria?

O que é a maçonaria?

– A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Por que é Filosófica?
-É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

Por que é Filantrópica?
– É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.

Por que é Progressista?
– É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência.

Quais são os seus princípios?
– A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

Qual o seu lema?
– Ciência – Justiça – Trabalho: Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los; Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas; e Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. Em uma palavra, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.

Qual é seu objetivo?
– Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.

Foto: AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA JUCA PARANHOS N°01 – Rio Branco do Sul – PR

FAÇA O LOGIN