Os cartórios brasileiros registraram, no início deste ano, o maior número de recém-nascidos identificados somente com o nome da mãe. De janeiro a abril, foram registrados 56,9 mil bebês por mães solo, o maior número em comparação com o mesmo período de anos anteriores.
De acordo com o levantamento, em 2018, foram registrados 51,1 mil recém-nascidos somente como o nome materno. No ano seguinte, foram 56,3 mil. Em 2020, o número diminuiu e passou para 52,1 mil. Em 2021, 53,9 mil crianças não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento.
LEIA TAMBÉM:
>> Alarme incessante? Proprietário pode levar multa de até R$ 10,7 mil em Curitiba
>> Motorista “atropela” motociclista e foge sem prestar socorro. Veja as imagens!
O estudo também aponta diminuição do total de nascimentos de recém-nascidos neste ano, totalizando 858 mil. Em 2018, foram 954,9 mil.
Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e obtidos a partir do Portal da Transparência do Registro Civil. Na plataforma, é possível acessar o módulo Pais Ausentes, que mostra os registros realizados nos 7,6 mil cartórios do Brasil.
De acordo com regras determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode indicá-lo com genitor no cartório, que deverá comunicar o fato aos órgãos competentes para início do processo de investigação de paternidade.
Estreias
Veja 10 séries e filmes que chegam nesta semana na Netflix
Lorenzo conta que Bento morreu
Jove leva Juma com ele para o Rio de Janeiro
Tudo o que você precisa saber antes de ver “Doutor Estranho 2”
Previsão do tempo pra Curitiba nesta segunda-feira (09)
Show do Metallica em Curitiba! Veja fotos do espetáculo que tremeu Curitiba!
Previsão do tempo pra Curitiba nesta sexta-feira (06)
Metallica em Curitiba: Tudo o que você precisa saber sobre o show
Previsão do tempo pra Curitiba nesta quarta-feira (04)
Previsão do tempo pra Curitiba nesta terça-feira: tempo fechado Veja mais Stories