Laguna, Santa Catarina, amanheceu em luto nesta terça-feira (22) com a confirmação da morte de Gustavo Viana Lemos, 31 anos, durante combate na Ucrânia. Natural do bairro Vila Vitória, ele atuava como voluntário no exército ucraniano e foi morto em missão contra as forças russas.
Ex-marinheiro da Marinha do Brasil, Gustavo se inscreveu como voluntário no ano passado e foi aceito pelas forças ucranianas em 2025. A decisão de participar da guerra teve apoio da família, apesar das preocupações para que permanecesse no Brasil. Ele partiu no dia do seu aniversário.
A família mantinha contato frequente até 29 de junho, data em que ele entrou em missão e deixou de se comunicar. A morte foi confirmada por companheiros brasileiros que atuavam com ele na linha de frente.
Em entrevista, a mãe Kátia Viana disse que o filho estava realizado e feliz. Ela destacou relatos de amigos e um paramédico que contou ter recebido ajuda de Gustavo antes de sua morte.
Nas redes sociais, amigos e parentes prestaram homenagens, ressaltando a coragem e dedicação do jovem. A prima Mariana Bonazza afirmou que era o sonho dele partir para a guerra.
O corpo de Gustavo será cremado na Ucrânia, segundo a família.
Fonte: Folha do Valle
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail