A Prefeitura de Rio Branco do Sul, em cumprimento com o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, mantém em seus estoques as vacinas necessárias aos grupos que já receberam a 1ª dose da vacina

[smartslider3 slider=”2″]

A Prefeitura de Rio Branco do Sul, em cumprimento com o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, mantém em seus estoques as vacinas necessárias aos grupos que já receberam a 1ª dose da vacina.

A Diretora Vigilância em Saúde Suzana Rabelo explica que a garantia da vacinação de 2ª dose no município se deve ao compromisso da equipe da Saúde em cumprir com o destino adequado de cada remessa enviada pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), atendendo as recomendações de faixa etária e prazo de aplicação da 1ª e 2ª dose, de modo a garantir a imunização completa dos grupos prioritários, nos prazos estabelecidos.

VACINÔMETRO

Desde o dia 20 de janeiro, quando o município começou a vacinação, foram imunizadas 4396 pessoas, sendo 3038 referentes à 1ª dose e 1358 à segunda dose, destinadas inicialmente aos profissionais de saúde e em seguida aos idosos.

Devido à desatualização populacional oficial, conforme o último Censo de 2010, para atingir maior amplitude vacinal entre os grupos prioritários, o município solicitou o cadastramento online, que identificou quantidade maior de pessoas e então, apresentou esta listagem à SESA, de modo a garantir a vacina a estes grupos.

O município segue o escalonamento padrão decrescente de idades para vacinar e conforme o recebimento de novo lote de 1ª dose, vacinou no último sábado, 24 de abril, idosos de 64 e 65 anos ou mais de idade, das 9 às 15 horas.

A aplicação das doses acontece na ASEM, no sistema Drive-Thru, Unidade de Saúde do Açungui e residências, na área urbana e rural, aos grupos com dificuldade de locomoção ou de áreas mais distantes.

A vacinação segue o critério temporal de aplicação entre a 1ª e a 2ª dose, conforme a recomendação do laboratório fabricante de cada vacina (Coronavac e Astrazeneca), informada na carteirinha de vacinação.

Enquanto é aguardada a chegada de novo lote de 1ª dose o município continua a vacinação de 2ª dose aos grupos, conforme agendamento prévio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *