A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão ocalizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.

“Mas, até a década de 20 do século passado, o título de cidade mais antiga era de Ur, na Suméria (no Sudeste do Iraque atual), que teria sido construída há 6 mil anos”, diz o professor de História Voltaire. Segundo ele, há arqueólogos que ainda consideram Ur a cidade mais antiga.

Estima-se que os primeiros habitantes chegaram a Jericó, na Cisjordânia, entre 9600 e 9000 a.C. A cidade, situada às margens do Rio Jordão, foi povoada e despovoada muitas vezes ao longo da sua História. Também passou por muitos domínios: Império Otomano, Reino Unido e Jordânia. Hoje, Jericó tem uma população de aproximadamente 20 mil habitantes e desde 1994 é administrada pela Autoridade Nacional Palestina.

Nessa disputa, entra na briga também Damasco, capital da Síria, cidade mais antiga que nunca deixou de ser habitada durante 5 mil anos. Beirute, no Líbano, Cairo, no Egito, e Sanaa, no Iêmen, também estão entre as mais antigas do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui