
O Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, realizou 22.976 atendimentos e 138 partos em cinco meses desde sua reabertura, ocorrida em 6 de outubro de 2025, após reforma, ampliação e modernização.
O investimento de cerca de R$ 22 milhões foi feito pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a prefeitura. O hospital retomou o atendimento materno-infantil após mais de dez anos sem o serviço.
Além de beneficiar a população local, a unidade atende moradores de cidades vizinhas da região do Vale do Ribeira, como Itaperuçu, Adrianópolis, Doutor Ulysses, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná e Cerro Azul, ampliando o acesso a serviços especializados.
Em fevereiro, foram realizados mais de 500 atendimentos especializados pelo SUS, nas áreas de ginecologia cirúrgica, cirurgia geral, ortopedia (ombro e joelho) e cirurgia vascular, incluindo tratamento de varizes, consolidando a unidade como referência regional.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o hospital fortalece a regionalização ao aproximar o atendimento hospitalar da população, minimizando deslocamentos para grandes centros.
A unidade conta com 152 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos, dispõe de 37 leitos, pronto atendimento 24 horas, centro obstétrico, centro cirúrgico para pequenas cirurgias, além de enfermarias adulta e pediátrica.
Com 3.035 m² de área construída, o hospital possui Raio-X, farmácia, setor de nutrição e central de materiais esterilizados. A melhoria garante atendimento mais rápido e próximo para uma população estimada em mais de 100 mil moradores da região.
Fonte: Folha do Valle