NOVEMBRO É MARCADO POR TRÊS TORNADOS E CHUVA ACIMA DA MÉDIA NO PARANÁ.

Em novembro de 2025, o Paraná registrou temperaturas em sua maioria iguais ou abaixo da média histórica para o mês, enquanto as chuvas ficaram dentro ou acima da média na maior parte do estado, segundo dados do Simepar. O período foi marcado por três tornados e diversas tempestades com granizo, características típicas da primavera.

Das 41 estações meteorológicas do Simepar com mais de seis anos de operação, apenas nove registraram volumes de chuva abaixo da média histórica, incluindo as estações de Antonina, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Palmas, Paranaguá, Guaraqueçaba e União da Vitória. No restante do estado, cidades como Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Guaratuba, Londrina, Santa Helena e Ubiratã tiveram volumes superiores à média por mais de 100 mm.

As chuvas em Cianorte, Santa Helena e Campo Mourão já ultrapassaram a média mensal nos dois primeiros dias de novembro. O mês foi repleto de tempestades com raios, ventos acima de 50 km/h e granizo em várias localidades. De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, a fase negativa da Oscilação Antártica contribuiu para a maior frequência de sistemas frontais no Sul do país.

O evento mais severo ocorreu em 7 de novembro, quando um ciclone extratropical no Sul do Brasil impulsionou a formação de tempestades intensas no Paraná, algumas evoluindo para supercélulas com rotação vertical, devido ao forte cisalhamento do vento e ao transporte de ar quente e úmido. Essas condições resultaram em três tornados em municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul.

A primeira supercélula produziu um tornado que atingiu Quedas do Iguaçu (F1), Espigão Alto do Iguaçu (F1), Nova Laranjeiras (F1), Rio Bonito do Iguaçu (F4), Porto Barreiro (F3), Laranjeiras do Sul (F3), Virmond (F2) e Cantagalo (F1).

Fonte: AENPR.