Uma bela iniciativa

Uma bela iniciativa

Rio Branco do Sul, 10 de junho de 2025 – Em uma ação que certamente ficará marcada na memória dos estudantes, o Colégio Cívico Militar Manoel Borges de Macedo realizou nesta terça-feira uma emocionante atividade pedagógica com os alunos dos sextos anos do ensino fundamental: a criação e o sepultamento de uma cápsula do tempo, que será reaberta apenas em 2031.

Sob a supervisão dos professores Maurício José Antoniacomi e Diego de Brito, os alunos se dedicaram a escrever cartinhas pessoais descrevendo como é sua vida atualmente e deixando mensagens para seu “eu do futuro”. Além disso, em grupos, produziram textos abordando notícias atuais do Brasil e do mundo, tecnologia, esportes, cultura, personalidades em destaque, artistas do momento, governança e liderança atuais, bem como informações sobre a cidade de Rio Branco do Sul em 2025.

Todo esse material foi cuidadosamente colocado na cápsula e enterrado no jardim do Colégio, com o compromisso de ser reaberto quando esses alunos estiverem concluindo o ensino médio, no ano de 2031.

O professor Maurício José Antoniacomi comentou sobre a experiência:
“Foi lindo ver a animação e o entusiasmo dos alunos para a realização do trabalho. Ver a carinha deles imaginando como será a abertura da cápsula no futuro é emocionante.”

A equipe diretiva do colégio, composta pela professora Elisangela Baidoe pelo professor João Roberto, acompanhou toda a atividade e parabenizou os estudantes pela dedicação e criatividade demonstradas.

A ação é um exemplo inspirador de como o ambiente escolar pode proporcionar vivências significativas, que conectam o presente ao futuro e promovem a reflexão sobre o tempo, as mudanças e o crescimento pessoal .