Todas as vacinas disponíveis à população e aprovadas pela ANVISA são eficazes e seguras

Não importa o tipo de imunizante. Todas as vacinas disponíveis à população e aprovadas pela ANVISA são eficazes e seguras, pois foram avaliadas por cientistas e aplicadas em todo o mundo.
No Paraná, os primeiros estudos próprios da Secretaria de Estado da Saúde apontam que as vacinas já auxiliaram a reduzir o internamento de idosos em leitos de UTI e acabar com surtos em Instituições de Longa Permanência para Idosos.
Se os resultados já comprovam a eficácia da imunização nos idosos o mesmo se estende às pessoas de outras idades que estão ou serão vacinadas. Portanto, não é momento de aguardar a entrega de um ou outro fabricante porque a vacinação requer urgência e senso coletivo.
Quando chegar o seu dia de se vacinar, não recuse ou escolha. É com a vacinação de 70% ou mais da população que se interrompe a circulação do vírus.
Além disso, é importante ressaltar que, embora as vacinas sejam seguras é possível que cause algum tipo de reação, que não é comum a todos. Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção, dores musculares ou febre, mas eles passam rapidamente. Esses efeitos colaterais são resultado da resposta do sistema imunitário à vacina. Existem casos de pessoas que não apresentam nenhuma reação adversa após tomar a mesma vacina.
Contudo, mesmo após receber a vacina é preciso manter a rotina de cuidados como o uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *