🚹 TragĂ©dia em Santa Catarina: BalĂŁo pega fogo, cai e deixa oito mortos em Praia Grande

  • 🚹 TragĂ©dia em Santa Catarina: BalĂŁo pega fogo, cai e deixa oito mortos em Praia Grande

 

Na manhã deste såbado (21), uma tragédia abalou o município de Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Um balão de ar quente, utilizado para passeios turísticos, pegou fogo em pleno voo e caiu, deixando oito mortos e 13 feridos, de acordo com informaçÔes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pela Polícia Civil.

 

đŸ”„ Como aconteceu o acidente?

 

Segundo relatos do piloto e das equipes de resgate, o incĂȘndio teve inĂ­cio no maçarico reserva, localizado dentro do cesto do balĂŁo, por motivos que ainda estĂŁo sendo investigados. O piloto, Elvis de Bem CrescĂȘncio, conseguiu sobreviver e relatou que tentou realizar os procedimentos de emergĂȘncia para evitar a tragĂ©dia, mas as chamas se alastraram rapidamente.

 

Testemunhas que estavam no local registraram o balĂŁo em chamas, perdendo altitude e, infelizmente, algumas pessoas se jogaram na tentativa desesperada de escapar do fogo.

 

O balĂŁo transportava 21 pessoas no momento do acidente, e era operado pela empresa Sobrevoar, especializada em voos turĂ­sticos sobre os cĂąnions da regiĂŁo.

 

📍 Vítimas fatais confirmadas

 

Andrei Gabriel de Melo, 34 anos – oftalmologista de Fraiburgo (SC).

 

Everaldo da Rocha.

 

Fabio Luiz Izycki, 42 anos – natural de Barão de Cotegipe (RS), escriturário do Banco do Brasil.

 

Janaina Moreira Soares da Rocha – natural de Joinville (SC).

 

Juliane Jacinta Sawicki – natural do Rio Grande do Sul.

 

Leandro Luzzi – de Encantado (RS).

 

Leane Elizabeth Herrmann – de Concórdia (SC).

 

Leise Herrmann Parizotto – mĂ©dica, filha de Leane, morava em Blumenau (SC).

 

 

A tragédia foi especialmente devastadora para a família Herrmann, que perdeu mãe e filha no acidente. Uma outra filha, Leciane Herrmann Parizotto, sobreviveu e foi socorrida com ferimentos.

 

đŸ„ Sobreviventes identificados

 

Claudia Abreu.

 

Elvis de Bem CrescĂȘncio (piloto).

 

Fernando da Silva Veronezi.

 

LaĂ­s Campos Paes.

 

Leciane Herrmann Parizotto.

 

Leonardo Soares Rocha.

 

Luana da Rocha.

 

Marcel Cunha Batista.

 

Rodrigo de Abreu.

 

Sabrina PatrĂ­cio de Souza.

 

Tassiane Francine Alvarenga.

 

Thayse Elaine Broedbeck Batista.

 

Victor Hugo Mondini Correa.

 

 

Cinco vítimas deram entrada no Hospital Nossa Senhora de Fåtima, na cidade de Praia Grande. Duas delas apresentavam queimaduras de segundo grau, e as demais estavam com escoriaçÔes e dores pelo corpo.

 

🚹 Empresa se pronuncia

 

Em nota, a Sobrevoar informou que segue todas as normas da AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que nunca havia registrado acidentes desde o inĂ­cio das operaçÔes. A empresa lamentou profundamente a tragĂ©dia:

 

> “Infelizmente, mesmo com todas as precauçÔes necessĂĄrias e com o esforço de nosso piloto, sofremos com a dor causada por essa tragĂ©dia. Nos solidarizamos com as vĂ­timas e seus familiares.” — trecho da nota.

 

 

 

Segundo o site da empresa, o passeio turĂ­stico de balĂŁo custa R$ 550 por pessoa, inclui cafĂ© da manhĂŁ, voo de aproximadamente 45 minutos e um seguro-aventura, que prevĂȘ indenização em caso de morte acidental.

 

đŸ—šïž Autoridades lamentam

 

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), declarou nas redes sociais:

 

> “Estamos todos consternados com o acidente envolvendo um balão em Praia Grande, na manhã deste sábado. Minha solidariedade às famílias das vítimas.”

 

 

 

O ex-prefeito de FlorianĂłpolis, Gean Loureiro (UniĂŁo Brasil), revelou que quase participou do passeio, mas nĂŁo conseguiu vaga. Nas redes, escreveu:

 

> “Deus, mais uma vez, intercedeu por nossas vidas. Minha solidariedade Ă s famĂ­lias das vĂ­timas e a todos os envolvidos nessa terrĂ­vel tragĂ©dia.”

 

 

 

⚠ Segunda tragĂ©dia com balĂŁo em menos de uma semana no Brasil

 

Esse Ă© o segundo acidente grave com balĂ”es no paĂ­s em menos de uma semana. No Ășltimo domingo (15), uma mulher morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas apĂłs a queda de um balĂŁo em Boituva (SP). A vĂ­tima fatal foi Juliana Alves Prado Pereira, de 39 anos.

 

đŸ•”ïžâ€â™‚ïž InvestigaçÔes em andamento

 

A PolĂ­cia Civil, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes AeronĂĄuticos (CENIPA) e a prĂłpria ANAC estĂŁo conduzindo investigaçÔes para esclarecer as causas do incĂȘndio e verificar se houve falha tĂ©cnica, erro humano ou negligĂȘncia.

 

📰 Fonte:

 

Folha do Valle, com informaçÔes complementares do G1, NSC Total, CBMSC e ANAC.